SANSAI - Gensey-ryu


Esse ano já nos deparamos com algumas novidades no que diz respeito a KATA em competições WKF. Uma dessas novidades seria o Kata Sansai provindo do estilo Gensey-Ryu.
Pesquisando sobre esse estilo ví que o fundador sensei Seiken Shukumine foi ligado ao Sensei Yoshitaka Akamine (Goju-ryu) muito conhecido no Brasil. Abaixo segue uma tradução via Google Translator que fiz de um texto da wikipedia em inglês...é meio grande...portanto vou postar a execução desse KATA primeiramente em sua forma esportiva e na sua execução em combate também, logo abaixo dos vídeos ficará um trecho desse texto que pesquisei.
Ahh só ressaltando que esse estilo tem raízes em Shuri-te e pouco Tomari-te.



A próxima versão desse kata, seria a apresentação da sequência, bem como sua aplicação.



Sobre o Estilo

Genseiryū tem suas raízes em um antigo estilo de karatê chamado Shuri-te. Algumas fontes falam de Tomari-te sendo a fonte, mas as diferenças foram mínimas, já que ambos os estilos contribuíram para o desenvolvimento do Shōrin-ryū. Nos anos 20 e 30, havia três estilos principais de karate em Okinawa. Todos eles receberam o nome das cidades em que foram desenvolvidos: Naha, Tomari e Shuri. Esses três estilos (Naha-Te, Tomari-Te e Shuri-Te) são chamados, em geral, de Karate de Okinawa.
Matsumura "Bushi" Sōkon (1809-1898) foi um dos mestres de Shuri-te. Seus muitos alunos que mais tarde se tornaram lendas do karatê incluem Yasutsune (Anko) Itosu. Um aluno menos conhecido era Bushi Takemura. Ele desenvolveu uma versão do kata (型) Kushanku que ainda é treinado em Genseiryu e Bugeikan hoje. Um dos alunos de Takemura foi Kishimoto (1862-1945, algumas fontes falam de 1868 como ano de nascimento). Ele se tornou o professor mais tarde de Seiken Shukumine.
Seiken Shukumine, nascido em 9 de dezembro de 1925 em Nago, na ilha japonesa de Okinawa, começou aos 8 anos com lições de karate de Anko Sadoyama, um grande mestre em koryu karate ("Estilo antigo / técnicas chinesas escolares"). Ele o treinou por quatro anos. Quando Shukumine tinha cerca de 14 anos, ele foi aceito por Kishimoto. Kishimoto era muito seletivo: ele tinha apenas nove kōhai (= alunos / alunos) durante toda a sua vida e também Seiken Shukumine teve que insistir muitas vezes, antes de Kishimoto decidir ensinar o jovem. Os dois últimos alunos de Kishimoto foram Seiken Shukumine e Seitoku Higa (nascido em 1920). Outra fonte afirma que Seiken Shukumine foi testado antes que Kishimoto o aceitasse como estudante. Quando Shukumine e Kishimoto se encontraram pela primeira vez, Kishimoto pegou um jogo de pôquer e jogou um pedaço de carvão de madeira com força total na direção de Shukumine, que escapou. Kishimoto aceitou-o como estudante com uma condição: prometer-lhe manter as técnicas em segredo.


Em 1949, na cidade de Itō (província de Shizuoka, Japão), Seiken Shukumine demonstrou publicamente suas técnicas de karatê pela primeira vez. Em outubro de 1950, Seiken Shukumine participou de uma exposição de karatê organizada pela Nippon Television. Nesta demonstração também participaram outros mestres como Hidetaka Nishiyama (da Associação de Karate do Japão, JKA), Yasuhiro Konishi (Ryobukai) Ryusho Sakagami (Itosukai), H. Kenjo (Kenshukai), Kanki Izumikawa e Shikan (Seiichi) Akamine (ambos de Gōjū). -ryū). Shukumine demonstrou um o kata Koshokun dai, Tameshiwari (técnica de quebra, neste caso Shukumine quebrou 34 telhas com shutō, a borda da mão aberta) e Hachidan-tobi-geri (chute saltando com 8 chutes em um salto). No início da década de 1950, Shukumine criou Sansai no kata, uma obra-prima do Karse de Genseiryū.

Em 1965, Shukumine introduziu uma nova arte marcial. Esta arte marcial é um desenvolvimento adicional de Genseiryū, que ele chamou de Taido. Taidō não deve ser considerado como karatê, mas como uma nova arte marcial. 

Fonte de pesquisa: Wikipedia

Escrito por

0 comentários: