Zenkutsu dachi..."Postura / Base Avançada".



ZENKUTSU DACHI: Venho aqui colocar alguns pontos relacionados a essa base muito utilizada no karatê, porém não são todos os pontos necessários, (haja visto que alguns professores insistem que existe certas “diferenças” técnicas de escolas dentro de um mesmo estilo ou de diferentes estilos), para fundamentar a técnica em sua forma perfeita. Posso dizer que são apenas dicas, e questionamentos, que assim como surgiram para mim quando iniciante e estudante, podem surgir para outros praticantes. Enfim...De qualquer forma, o estudo aqui apresentado é baseado nas obras de Masatoshi Nakayama e Hirokazu Kanazawa, senseis Shotokan.
Tanto Nakayama quanto Kanazawa, citam a mesma forma de construção dessa base. Alguns professores, citam como diferença entre estes professores a posição do joelho frontal e amplitude empregada na execução.
Já ouvi de alguns senseis que Kanazawa presava por uma base mais baixa e ampla, enquanto Nakayama, presava por uma base mais alta, e menos ampla. Será?!

1.   Estudando as duas afirmativas, minha primeira dúvida seria...qual a altura correta? Existe uma altura correta para essa construção? 

Outro Sensei (Goju-Ryu) disse certa vez que “por mais que a base exija do condicionamento físico, o praticante deveria estar confortável nela”.  Essa seria outra visão do modo com o qual devemos estabelecer uma boa base. Nessa afirmativa, encontrei uma referência na obra do sensei Nakayama que diz o seguinte: -“A postura, como termo, refere-se sempre à parte inferior do corpo. Para que as técnicas sejam executadas com rapidez, com precisão, força e suavidade, a postura tem que ser firme e estável...” “As articulações não devem estar tensas demais; não se deve usar mais força do que a necessária na execução de uma técnica e é desejável que a postura seja descontraída.” 

2.       Mas e a altura? Onde fica? Ela pode prejudicar os joelhos e articulações?


Bom citando novamente os dizeres do Sensei Nakayama..Vamos tentar interpretar, e ou criar uma visão sobre o assunto. –“A altura do centro de gravidade é outro fator. Quanto mais baixo o centro de gravidade, mais estável será a postura.” - “Para absorver a reação que ocorre quando uma técnica é executada com força, a postura tem que ser baixa e a posição tal que os pés abarquem (alcancem/tome espaço) uma vasta área.”(relacionado a base ampla)
 
Uma Observação Importante! 

O que pode confundir o praticante é que esse centro de gravidade refere-se particularmente a cada tipo de base, não sendo necessariamente que todas as bases sejam baixas, porque algumas possuem um centro de gravidade alto. Como assim? Exemplificando... Se pegarmos como exemplo a base sanchin-dachi, e a base zenkutsu-dachi. 

A área de amplitude dos pés na base sanchin é menor, desse modo o centro de gravidade é mais alto. 

A área de amplitude dos pés no zenkutsu é maior, desse modo o centro de gravidade é mais baixo.




Um último ponto que acredito ser importante para definir uma altura boa e na minha opinião correta para o zenkutsu dachi. Tanto Kanazawa quanto Nakayama concordam que a distribuição do peso corporal, e centro gravitacional, são encontrados pela proporção de 6:4, ou 60% do peso na perna frontal e 40% do peso na perna traseira ( pivô – guardem esse termo ). 

Concluindo a altura...acredito estar diretamente relacionada a capacidade de cada indivíduo ampliar a área dos pés na base x a devida distribuição do peso corporal, observando detalhes mais técnicos quanto a construção da mesma e os fundamentos de cada escola ou estilo. 

Quanto forçar os joelhos e articulações, Nakayama também cita: “As articulações não devem estar tensas demais; não se deve usar mais força do que a necessária...”

Respondendo o questionamento inicial.

(Já ouvi de alguns senseis que Kanazawa presava por uma base mais baixa e ampla, enquanto Nakayama, presava por uma base mais alta, e menos ampla. Será?!) ... Não encontrei registrado nas obras lidas, nada a respeito...Acredito que essa seria a diferença que muitos citam da orientação do seu sensei, e da obra de cada um dos citados, ou mesmo das escolas e suas ramificações.
O que encontrei na obra de Nakayama, relacionado ao equilíbrio e amplitude, é que os pés devem estar totalmente apoiados no chão. Acredito que esse ponto é determinante para a altura, pois se fisicamente não estiver preparado, dificilmente conseguirá ampliar muito a base e manter os pés totalmente no chão. Desse modo, podemos afirmar também que a altura dependerá diretamente da amplitude que cada praticante tem condições de construir o zenkutsu. Essas condições podem ser relacionadas, a peso, condicionamento físico, limitações quanto a pressão ou impacto nas articulações, entre outras.

Observação: ...Mas se analisarmos ( claro que em meu ponto de vista ), as bases utilizadas por praticantes ligados a JKA (Japan Karatê Association – mais ligada aos ensinamentos de Nakayama), e praticantes ligados a ISKF (International Shotokan Karatê Federation – ligados aos ensinamentos de Kanazawa), pode ser ver uma diferença quanto a amplitude implicada na construção do zenkusu dachi. JKA menos ampla e ISKF mais ampla.



Escrito por

0 comentários: