Os 3 Pilares - Segundo o Karatê Tridimensional

Saudações Nação Karateca!
O que é Karatê Tridimensional? Quem elaborou esse conceito? Quais as diretrizes que envolve o conceito de karatê tridimensional? Porque o blog associou esse conceito com os 3 pilares do Karatê-Do?

Bora lá...Vamos responder essas questões.

Antes de falar do karatê tridimensional, vamos entender alguns conceitos que ainda não foram associados aos 3 pilares do karatê, para que faça mais sentido as explicações adiante. Esses conceitos no BUDO são citados como os 5 estados mentais, porém vou por minha visão sobre todos os conceitos, sendo que 4 deles, acredito serem mais próximos do que os karatecas possam chegar, e no conceito tridimensional, utilizaremos apenas 3. 
  • Shoshin; Mente de principiante. Nesse estado, o estudante (praticante, karateca, shodan, sensei) mantém a sua mente aberta e atenta para o aprendizado e busca constantemente absorver mais detalhes, técnicas, além do que já aprendeu, ou acredita dominar. Deixa-se o ego, o "eu já conheço", "eu já sei", e adere ao "vou praticar mais", "vou estudar mais", "vou me aperfeiçoar".
  • Mushin; Não Mente. Referem-se a esse estado como a "mente como água". Totalmente limpa refletindo apenas o que a envolve em determinado momento. Em outros termos, seria um estado ao qual se assume o foco total em determinada tarefa que está sendo executada, não se perdendo em distrações a sua volta, esse é o conceito de refletir o que a envolve em determinado momento. Seria a ausência da atividade mental diante de um único motivo. Uma referência bem prática, seria a famosa frase citada por Bruce Lee: " Esvazie sua mente seja amorfo sem forma como a água, se você coloca água em um copo,ela se torna um copo, se você a coloca em uma garrafa ela se torna uma garrafa, se você a coloca em uma chaleira, ela se torna uma chaleira..."  Bruce Lee, cita nessa frase o conceito de se transformar e se adaptar a situação em questão. Porém o conceito de ser água também, é poder refletir somente aquilo que necessita de total foco. Ser espelho, sem intervenção da razão.
  • Fudoshin; Mente Imóvel. Nesse estado, o conceito de mente e espírito inabalável, refere-se a capacidade de corpo e mente, não se abalar com pensamentos (internos) ou situações externas. É a mente, se manter capaz de reagir de forma tranquila e equilibrada, frente a uma situação de stress alto.
  • Zanshin; Mente que permanece. Esse estado trata do que chamamos de "atenção marcial". Ou seja, um estado de total atenção para todos os possíveis riscos, sejam estes antes da aplicação de uma técnica, no momento, ou depois de aplicado.
  • Senshin; Espírito Purificado, atitude iluminada. Esse se trata de um estado raro de ser alcançado. Um conceito ligado a uma mente que concilia a discórdia, muito ligado a mente de Buda. Um estado que transcende os demais estados.
Bom, desses estados no Karatê, utilizamos Shoshin, Mushin, Fudoshin e Zanshin. No conceito tridimensional usaremos Mushin, Zanshin e Fudoshin.
Enfim, chegamos ao Karatê Tridimensional propriamente dito! Então vamos as perguntas. 

Quem elaborou esse conceito? No Brasil a referência para esse conceito surge com o Sensei Shotokan Juichi Sagara. Atualmente a sigla A.S.K.T, significa Associação Shotokan de Karatê Tridimensional.

Quais as diretrizes que envolve o karatê Tridimensional? Sensei Sagara uniu os conceitos dos estados de mente na filosofia Budoca, com os 3 pilares do Karatê, Kata, Kihon e Kumitê.

 O que é Karatê Tridimensional? Porque o blog associou esse conceito com os 3 pilares do Karatê-Do? Essas duas perguntas serão contidas em uma única resposta. Acima já introduzi a resposta desse porquê. Vamos melhorar a explanação...!
O conceito de Karatê Tridimensional estruturado por sensei Sagara, cita o equilíbrio entre três elementos: sol, lua e terra, e que se referem a espírito, mente e físico.

Abaixo segue o conceito exposto pela própria A.S.K.T. :

Espiritual
O Karate Tridimensional através do seu treinamento, busca a elevação no nível espiritual do indivíduo, porque estamos vivendo no mundo de “ondas” (freqüência de comunicação).
Através da elevação espiritual busca-se a captação de ondas positivas ou “ondas mais puras”. O treinamento do Karate Tridimensional físico busca alcançar este estado espiritual mais elevado.
Mental
No Karate Tridimensional através do treinamento físico busca-se captar a energia da mente que é utilizada para “produzir”, “construir” ao contrário do Karate violento que busca a destruição.
Com o treinamento, o Karate Tridimensional busca na sua parte mental a tranqüilidade e o auto-controle no seu dia a dia.
Física
No Karate Tridimensional, o treinamento físico busca o equilíbrio do “quadril”, perna e braço e na parte do movimento busca-se o aperfeiçoamento da técnica de saída, passagem e finalização (Kimê).
Na parte de combate deve sempre existir um motivo (Shiai – Shi – Experimentar, Ai – Unificação), não podemos chamar de adversário ou inimigo e sim de parceiro. Com isto tem-se como objetivo a elevação da parte técnica geral do indivíduo (Resistência, Força, Agilidade, etc.). 

Sensei Sagara alia os 3 pilares do karatê em seu conceito bem como os estados de espírito do Budo da seguinte forma:

Segundo sensei Hélio Arakaki em seu livro "Sensei - Uma jornada espiritual", sensei Sagara, não deixou nada registrado, deixando alguns pontos de dúvidas no conceito. Ele mesmo cita um ajuste em seu ponto de vista, relacionada a organização acima. Porém estou colocando a minha visão em relação ao exposto, e deixo aos interessados a leitura do livro, para entender melhor esses ajustes.

No Kihon, atrela-se um estado de espírito junto ao Mushin(Não mente). A execução sistemática e persistente das diversas técnicas, se fundem ao físico de modo que a mente não é necessária para a execução. Seria o alcance de uma memória corporal que reflete instantaneamente uma técnica de acordo com uma ação.
O Kata, é aliado a mente e ao estado Fudoshin (Mente imóvel, inabalável). Em meu ponto de vista, a assimilação do kata e suas técnicas de forma natural (por meio do kihon), torna a mente do praticante, tranquila, corajosa e confiante, para em caso de uma reação engatilhada pelo estado de Zanshin, ser facilmente contornada e refletida pelo estado de Mushin.
No Kumitê, aliado ao físico e ao estado de Zanshin, penso que na práticas das técnicas livres, desenvolve-se a "atenção marcial" por todo o físico, ativando o Fudoshin para resposta efetiva e o Mushin para contornar a situação e finalizá-la eficazmente.

Não sei se fez sentido, não vi nenhuma explicação de Sagara sensei, nem de nenhum de seus alunos. Essa analogia acima, eu mesmo fiz seguindo uma lógica que pra mim faz todo o sentido, além de bater com os conceitos dos estados mentais no Budo, e entre os estados e os pilares do karatê, se interligam de forma continua. Acredito que essa é a ideia principal.

Bom, enfim, é isso! Se gostaram do texto, se inscrevam no blog, deixem seus comentários, ou contatos.

Até a próxima! Osu.

             Jesse Enkamp - Blog
             ISKF - ASKT (Brasil ) 
         


Escrito por

0 comentários: