Chibana no Kusanku / OHAN - Shito-ryu


Agora vamos falar de mais novidades WKF referente a KATA.

Hoje, vamos apresentar mais dois novos KATA aprovados pela WKF como oficiais para competições do estilo Shito-ryu. Não sei bem se estou certo, mas em uma breve pesquisa que fiz, entendi que o kata OHAN faz parte da escola Ryuei-ryu que se aproxima muito do Naha-te e foi incorporada por Teruo Hayashi da Shito-ryu. Porém existem rumores de que Tsuguo Sakumoto, mestre do estilo Ryuei, tenha repaginado alguns katas alterados pelo Teruo Hayashi que outrora modificou os kata para melhor usá-los para o Karatê esportivo. Se estiver errado, por favor nobres leitores, me corrijam!! E me contem a verdadeira história.

Bom, o vídeo abaixo está sem áudio, mas dá pra ter uma boa ideia da execução do KATA, em competições.



O segundo vídeo, pesquisei brevemente as origens do KATA Chibana no Kusanku como originárias do Shorin-ryu de Choshin Chibana, porém com poucas informações conclusivas. Outras informações de "internet", foi que esse kata segue a linhagem Shudokan Shito-ryu, mas as informações também são inconclusivas.

Enfim, segue abaixo o vídeo do Kata sendo executado em competição oficial WKF.


Aproveitem os vídeos e treinem, em breve já veremos esses katas nas competições brasileiras!!

OSS!

Créditos : Ryuei-ryu by Jesse




0 comentários:

SANSAI - Gensey-ryu


Esse ano já nos deparamos com algumas novidades no que diz respeito a KATA em competições WKF. Uma dessas novidades seria o Kata Sansai provindo do estilo Gensey-Ryu.
Pesquisando sobre esse estilo ví que o fundador sensei Seiken Shukumine foi ligado ao Sensei Yoshitaka Akamine (Goju-ryu) muito conhecido no Brasil. Abaixo segue uma tradução via Google Translator que fiz de um texto da wikipedia em inglês...é meio grande...portanto vou postar a execução desse KATA primeiramente em sua forma esportiva e na sua execução em combate também, logo abaixo dos vídeos ficará um trecho desse texto que pesquisei.
Ahh só ressaltando que esse estilo tem raízes em Shuri-te e pouco Tomari-te.



A próxima versão desse kata, seria a apresentação da sequência, bem como sua aplicação.



Sobre o Estilo

Genseiryū tem suas raízes em um antigo estilo de karatê chamado Shuri-te. Algumas fontes falam de Tomari-te sendo a fonte, mas as diferenças foram mínimas, já que ambos os estilos contribuíram para o desenvolvimento do Shōrin-ryū. Nos anos 20 e 30, havia três estilos principais de karate em Okinawa. Todos eles receberam o nome das cidades em que foram desenvolvidos: Naha, Tomari e Shuri. Esses três estilos (Naha-Te, Tomari-Te e Shuri-Te) são chamados, em geral, de Karate de Okinawa.
Matsumura "Bushi" Sōkon (1809-1898) foi um dos mestres de Shuri-te. Seus muitos alunos que mais tarde se tornaram lendas do karatê incluem Yasutsune (Anko) Itosu. Um aluno menos conhecido era Bushi Takemura. Ele desenvolveu uma versão do kata (型) Kushanku que ainda é treinado em Genseiryu e Bugeikan hoje. Um dos alunos de Takemura foi Kishimoto (1862-1945, algumas fontes falam de 1868 como ano de nascimento). Ele se tornou o professor mais tarde de Seiken Shukumine.
Seiken Shukumine, nascido em 9 de dezembro de 1925 em Nago, na ilha japonesa de Okinawa, começou aos 8 anos com lições de karate de Anko Sadoyama, um grande mestre em koryu karate ("Estilo antigo / técnicas chinesas escolares"). Ele o treinou por quatro anos. Quando Shukumine tinha cerca de 14 anos, ele foi aceito por Kishimoto. Kishimoto era muito seletivo: ele tinha apenas nove kōhai (= alunos / alunos) durante toda a sua vida e também Seiken Shukumine teve que insistir muitas vezes, antes de Kishimoto decidir ensinar o jovem. Os dois últimos alunos de Kishimoto foram Seiken Shukumine e Seitoku Higa (nascido em 1920). Outra fonte afirma que Seiken Shukumine foi testado antes que Kishimoto o aceitasse como estudante. Quando Shukumine e Kishimoto se encontraram pela primeira vez, Kishimoto pegou um jogo de pôquer e jogou um pedaço de carvão de madeira com força total na direção de Shukumine, que escapou. Kishimoto aceitou-o como estudante com uma condição: prometer-lhe manter as técnicas em segredo.


Em 1949, na cidade de Itō (província de Shizuoka, Japão), Seiken Shukumine demonstrou publicamente suas técnicas de karatê pela primeira vez. Em outubro de 1950, Seiken Shukumine participou de uma exposição de karatê organizada pela Nippon Television. Nesta demonstração também participaram outros mestres como Hidetaka Nishiyama (da Associação de Karate do Japão, JKA), Yasuhiro Konishi (Ryobukai) Ryusho Sakagami (Itosukai), H. Kenjo (Kenshukai), Kanki Izumikawa e Shikan (Seiichi) Akamine (ambos de Gōjū). -ryū). Shukumine demonstrou um o kata Koshokun dai, Tameshiwari (técnica de quebra, neste caso Shukumine quebrou 34 telhas com shutō, a borda da mão aberta) e Hachidan-tobi-geri (chute saltando com 8 chutes em um salto). No início da década de 1950, Shukumine criou Sansai no kata, uma obra-prima do Karse de Genseiryū.

Em 1965, Shukumine introduziu uma nova arte marcial. Esta arte marcial é um desenvolvimento adicional de Genseiryū, que ele chamou de Taido. Taidō não deve ser considerado como karatê, mas como uma nova arte marcial. 

Fonte de pesquisa: Wikipedia

0 comentários:

SUPARIMPEI / HYAKUHACHIHO



Já se vê em alguns campeonatos e categorias de KATA algumas novas tendências a mudanças em competições WKF. Por exemplo a adoção de novos Katas. 

Esse ano tivemos a inclusão do Kata Sansai do estilo Gensei-ryu, Chibana Kusanku Shito-Ryu, e o Kata Ohan provindo do estilo Ryuey-ryu e incorporado ao estilo Shito-ryu na linha da Hayashi pelo Sensei Teruo Hayashi. 
Mas vou deixar esses katas para o próximo Post...ou seja, fica a dica de novidades nos próximos episódios desse humilde canal de comunicação que disponho através da internet.

Hoje gostaria de falar sobre um kata que vem aparecendo nas competições do interior, muito conhecido no estilo Goju-ryu e Shito-ryu, porém agora se destacando mais em sua versão Shotokan. No Goju-ryu e Shito-ryu é conhecido como Suparimpei, ou kata dos 108 passos ou 108 direções e em sua versão adaptada ao Shotokan é conhecido como Hyakuhachiho

Vê-se por aí na internet a versão executada pela ISKF, e muito parecida com a versão Goju/Shito, com algumas adaptações pelo Soke Kanazawa, porém nas competições WKF, vem aparecendo uma outra versão que não busquei ainda sua origem. Desse modo, vou postar a variação ISKF(international Shotokan Karatê Federation)e uma segunda versão que já ví ser executada nas competições do Interior e buscando muitos vídeos na internet achei também na Venezuela, e Espanha.

O Primeiro vídeo tem uma qualidade baixa, mas consegue-se ter uma boa noção dos movimentos do Kata. O vídeo está no Youtube no canal do Sensei Luiz Miguel Mendez Ureña.(2011)



Essa versão acima, estou aprendendo e já vi nos campeonatos do interior.
Abaixo, apresento a versão executada pela ISKF, nesse caso o Shihan Hernán Beltrán do Chile.(2013)



E pra finalizar, a comparação entre o Kata Suparimpei Goju-ryu linhagem IKGA Sensei Gogen Yamaguchi, e o Kata Shotokan Hyakuhachiho em sua versão executada na WKF. Associação Uruguaia de Karatê. (2015)




Lembrando aos Shotokan de plantão, que para execução do Kata em competições WKF, o mesmo deve ser apresentado como SUPARIMPEI. Porquê? porque a versão Shotokan é originária do Suparimpei Goju-ryu e adaptada ao estilo. Na lista de Katas WKF, o nome Hyakuhachiho não existe, porém é aceito se citado como Suparimpei. Só um adendo, que se procurarem no youtube, haverá a execução de ambas as versões acima, seja ela ISKF ou a forma padronizada WKF. 

E lembrando que nos próximos posts, vou compartilhar os vídeos dos katas mais recentes adicionados a lista de Katas WKF. OSS! 

Créditos dos Vídeos no Youtube: 




0 comentários: